Escrito em Português - Hebraico
Lançamento : Consulado Geral do Brasil em Genebra
23.04.2018

Ultimo trabalho realizado:
Participantes :
Adriana da Silva Santos Dias
Blenda Bortolini
Carla de Sà Morais
Cristiano Barros
Denis Rodrigues
Edna Barbosa de Souza
Edvaldo Dias de Carvalho
Edwards Gonçalves Reis
Hêzaro Viana
Joice Lourenço
Liliana Mathias
Marcelo Ferreira
Marcelo Manhãs
Valéria Mohana
Wil Sebá
Renato Amisy
Adoração
"A palavra “Salmos” vem da língua grega e significa música. No hebraico, a palavra correspondente é “mizmor” ou “telihim” que significam musical e louvores. No português, Saltério é palavra tanto para designar um instrumento de cordas dedilháveis, como a harpa, como para designar a coleção bíblica dos Salmos. Ou seja, se falamos em Salmos para hoje, falamos em poesia, música, arte, todos feitos para adorar a Deus e manifestar a sua grandiosidade.
A prática de cantar louvores a Deus e de escrever poesias está ligada a diversas situações da vida cristã. As pessoas escrevem poesias e cantam hinos a Deus tanto em momentos de grande alegria, como em momentos de grande tristeza. Isso pode ser visto no livro bíblico dos Salmos. Em alguns Salmos, os autores manifestam seu louvor a Deus por vitórias alcançadas e por bênçãos recebidas. Mas em outros Salmos, os autores expressam sua dor e até mesmo indignação pelo sofrimento e pelas perseguições. A alma humana diante de seu Criador está expressa nestes Salmos.
E é assim a vida do ser humano temente a Deus. Não são apenas momentos de sentimentos de vitória. Há também sentimentos de derrota e de incompreensão. Quem nunca se sentiu desamparado, como Jesus na sua paixão? E quem nunca se sentiu radiante como Pedro ao ver que seu Redentor havia ressuscitado? Estes momentos têm uma expressão única quando são ditos em forma de poesia e música.
Mas não é só da vida de pessoas que os Salmos tratam. Eles tratam também da vida de povos ou grupos de pessoas. A história do povo de Israel, o rei, o exército, o templo e os sacerdotes, todos servem de tema para os Salmos. Podemos dizer que isso se repete hoje. As pessoas escrevem poesias, cantam hinos sobre todos estes temas, relacionando-os com o Deus que é Pai e Criador de todos.
Quando lemos poesias e cantamos hinos, nossa alma é inspirada a pensar mais em Deus e na salvação que temos por meio de Jesus Cristo. A música e a poesia nos elevam até a porta dos céus.
Salmos são atemporais. Os Salmos bíblicos, embora escritos no contexto do Antigo Testamento, tem mensagem que inspirou e continua inspirando as pessoas. Salmos modernos é uma antologia de poesias que reflete a mesma prática dos escritores bíblicos. São poesias que foram escritas a partir de experiências de vida e fé. Assim como os primeiros Salmos serviram e ainda servem de inspiração para milhões de pessoas ao longo da história, ao ler esta antologia de Salmos Modernos, o leitor se sentirá inspirado a refletir na sua própria vida diante do Deus eterno.
Além disso, ler estes Salmos Modernos, serve de inspiração a todos nós para que também registremos nossas emoções e reflexões de fé em forma de poesia. Que Deus abençoe a leitura desse livro."
Erní Walter Seibert (Rev. Dr.) Secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação Communications, Social Outreach & Fund-raising Secretary
Kommentare